domingo, 3 de outubro de 2010

Elementos: A Mente como a Retina

Quando olhamos para o Sol ficamos com uma mancha gravada na retina. Façamos o que fizermos, tenhamos os olhos abertos ou fechados, essa impressão permanece durante algum tempo antes de naturalmente desaparecer.
A nossa mente é semelhante, funcionando tal e qual um órgão sensorial. É uma película sensível que regista todos os movimentos internos e externos sob a forma de pensamentos. Esses ficam gravados nela com maior intensidade quanto maior for a emoção associada aos mesmos. É fundamental perceber isto: a emoção é o combustível que alimenta os registos mentais.

A partir daqui entende-se a lei da atracção, porque é neste princípio que assenta: os pensamentos que alimentamos com emoção (seja negativa ou positiva) permanecem registados mais tempo nessa fina película atraindo a sua semelhança. Ou seja, os pensamentos residentes na mente funcionam como navegadores de bordo que conduzem a pessoa à manifestação da sua equivalência no mundo físico. Quanto maior for a carga emotiva, mais rapidamente seremos conduzidos (de coincidência em coincidência) à concretização do teor dos pensamentos que alimenta.

Depois de compreender isto seguem-se dois passos. O primeiro é repolarizar o negativo em positivo. O segundo é a Libertação: reconhecendo que negativo e positivo são duas faces da mesma moeda, uma moeda que em última análise não existe, deixa-se de dar atenção aos pensamentos, sejam eles quais forem; tal como as manchas de radiação solar na retina, naturalmente desaparecerão sem que por isso se dê conta.

Sem comentários: